image
Por: Brasil Temporada Data: 04/12/2018

Pontos turísticos Rio de Janeiro. Os encantos cidade maravilhosa

Quem está saindo de férias deve levar muita coisa em consideração na hora de escolher o lugar ideal, né? Afinal, boas férias envolvem lindas paisagens naturais, ícones culturais internacionais, roteiros históricos, artísticos e educacionais! Até parece que estamos falando de outro país, não é mesmo? Nada disso! Estamos falando do Rio de Janeiro, o maior destino turístico internacional do Hemisfério Sul!

E pode ser o seu destino de férias também!

Se você quer viajar para um lugar em que pode conhecer tudo aquilo que citamos ali em cima, acertou em cheio quem escolheu o Rio, a cidade maravilhosa!

O Rio de Janeiro não é apenas um aclamado destino turístico, é também um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país. Você com certeza já ouviu falar do Réveillon em Copacabana, do carnaval carioca, da Bossa Nova e do Samba e já deve ter visto o calçadão de Ipanema em muitas novelas e filmes, certo? E por que não deixar a televisão pra lá e vir conhecer tudo isso de pertinho?

Com esse roteiro que preparamos para você, com os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, pode ter certeza que suas férias irão valer cada minuto!

 

BAIRROS FAMOSOS

 

Copacabana

Localizado na Zona Sul do município, é considerando o berço da bossa nova! Além de ser um dos mais famosos e prestigiados bairros brasileiros e o mais populoso. O bairro atrai muitos turistas o ano todo, com destaque para o final de ano, onde há a tradicional queima de fogos na praia de Copacabana, na Avenida Atlântica.

Ipanema

Faz divisa com Copacabana, sendo um dos bairros nobres da Zona Sul. É um dos grandes atrativos turísticos da cidade, para turistas nacionais e internacionais que desejam visitar a Praia de Ipanema, a Pedra do Arpoador e o Parque Garota de Ipanema.

Lapa

É um bairro boêmio da Zona Central do Rio de Janeiro, possui larga variedade de pubs, bares, restaurantes temáticos e boates. É conhecido por ser o berço da boemia carioca e pela sua referência em arquitetura.

Santa Teresa

O bairro Santa Teresa possui localização exclusiva no alto de uma serra entre e a Zona Sul e a Central, dando vista privilegiada dessas áreas para seus moradores.

Botafogo

Bairro da Zona Sul que abriga uns dos principais cartões postais da cidade: Os morros Pão de Açúcar e Urca, situados na Enseada de Botafogo.

 

PRAIAS

Arpoador

Situada no bairro Ipanema, o Arpoador é uma pequena praia de formações rochosas, com cerca de 500 metros de comprimento. Considerada mais aconchegante e reservada pelos seus frequentadores, que preferem optar por uma praia menos movimentada.

Praia Vermelha

A praia se localiza no famoso bairro da Urca, próxima ao bondinho do Pão de Açúcar. Leva o nome de Praia Vermelha por causa da cor escura da areia, também possui águas verdes e calmas, que são muito frequentadas para passeios de caiaque e canoas.

Praia de Ipanema

A Praia de Ipanema é a alma do Rio de Janeiro! Uma das praias mais famosas do país e a mais movimentada da cidade. Possui aproximadamente 2km de extensão e é muito utilizada para a prática de esportes radicais devido as ondas e correntezas fortes em algumas regiões.

Prainha

A praia possui 700 metros de extensão e ostenta em belezas naturais! Além de ser a preferidas dos surfistas pelas boas ondas! A praia é rodeada por morros cobertos de Mata Atlântica, que cobrem o sol no meio da tarde e garantem um bom lugar de estacionamento!

Praia da Joatinga

Está localizada no bairro Joá, na zona Oeste. É uma praia pequena, com apenas 300 metros de comprimento, mas que é muito procurada por surfistas e celebridades, tanto por ser um local reservado, quanto pelo ótimo potencial das ondas!

Praia de Copacabana

Localizada na Avenida Atlântica do bairro de mesmo nome a praia de Copacabana é uma das principais atrações para o fim de ano na cidade, atraindo multidões para assistir a sua tradicional queima de fogos e os outros eventos que acontecem na orla, como shows nacionais e internacionais.

 

ROTEIROS CULTURAIS

 

Sambódromo

O Sambódromo do Rio de Janeiro localiza-se na Avenida Marquês de Sapucaí, Zona Central do Rio e é palco do festival popular mais famoso do Brasil, o desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro!

Aqueduto da Carioca

Chamados de Arcos da lapa, estão presentes no Bairro da Lapa, Zona Central da cidade de Rio de Janeiro. É considerado a maior obra arquitetônica construída no período colonial no Brasil! É um dos principais símbolos da região boêmia da Lapa.

Pão de Açúcar

O tão conhecido Pão de Açúcar é um complexo de morros, composto pelo Morro da Urca, Morro da Babilônia e o Morro do Pão de Açúcar. É margeado pelas águas da Baía de Guanabara e oferece vista panorâmicas da Praia Vermelha, dos morros da Urca e do Pão de Açúcar e das cidade de Rio de Janeiro e Niterói pelo passeio de teleférico.

Cristo redentor

A estátua que retrata Jesus Cristo, está localizada no topo do morro corcovado, dando vista privilegiada da maior parte da cidade. A estátua possui 30 metros de altura e foi construída no estilo ArtDecô, sendo eleita em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo.

Escadaria do Selarón

Situada entre os bairros Lapa e Santa Teresa, a Escadaria Selarón é uma obra arquitetônica declarada como homenagem ao povo brasileiro pelo seu então dono, o artista Chileno Jorge Selarón. São 250 degraus decorados com um mosaico que em seus azulejos apresenta obras de mais de 60 países!

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

O museu está localizado em Niterói e é um dos cartões postais da cidade.Foi inaugurado em 1996 e projetada pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Um dos mais importantes teatros brasileiros está localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, na Cinelândia. O local realiza diversos espetáculos de suma importância e valorização para a cultura nacional, como orquestras, companhias de ballet e artistas. 

Igreja de Nossa Senhora da Candelária

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é um templo católico que está localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Sendo considerado um dos principais monumentos religiosos e obra artística da cidade, devido a sua forma arquitetônica e pelos conhecidos nomes dos envolvidos em sua construção, que remete aos estilos barroco e art nouveau. 

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo. Possui um valioso patrimônio artístico das correntes artísticas modernas e já foi palco de diversos acontecimentos de grande importância para a vanguarda artística brasileira, apesar do museu ter sofrido grande perda de seu acervo em um incêndio em 1978.

 

Museu imperial

O Museu Imperial, popularmente conhecido como Palácio Imperial, é um museu histórico-temático localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Todo seu acervo está ligado a peças da monarquia brasileira, como documentos, mobiliário, obras de arte e objetos pessoais.

Museu de Arte do Rio

Museu de Arte do Rio foi inaugurado em 1 de março de 2013, e ganhou o prêmio internacional, no mesmo ano, de melhor construção no maior prêmio internacional de arquitetura do mundo! Dentre as atividades desenvolvidas pelo museu estão: coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais.

Jardim Zoológico do Rio de Janeiro

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro está localizado no bairro de São Cristóvão. A instituição tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, usando como base os animais de ser acervo, integrados por: peixes, aves, mamíferos e répteis. O Local possui bastante movimento, com cerca de 70 000 visitantes por mês e possui a maior coleção de primatas brasileiros e aves expostas no Brasil!

AquaRio

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro ou AquaRio é considerado o maior aquário marinho da América do Sul, possuindo cerca de 8 mil animais de 350 espécies diferentes, divididos em tanques de 4,5 milhões de litros de água salgada.

Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista é um parque municipal no Bairro Imperial de São Cristóvão, localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Constitui-se atualmente em um complexo paisagístico público de grande valor histórico onde está instalado o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia.

PAISAGENS NATURAIS

Corcovado

O Corcovado é o morro sede da estátua do Cristo Redentor, um dos principais símbolos do país e que oferece vista panorâmica de toda a cidade do Rio de Janeiro!

Floresta da Tijuca

Faz parte do Parque Nacional da Tijuca e possui 3972 hectares, sendo a quarta maior área verde urbana do país! A natureza local é constituída de vegetação secundária, provinda de um reflorestamento da época do Segundo Reinado, que precisou ser feita devido aos desmatamentos das fazendas de café.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Para muitas pessoas o Jardim Botânico pode ser apenas um passeio de apreciação de paisagens naturais, mas ele funciona também como um instituto de pesquisas, abrigando monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico!E contando com a maior biblioteca especializada em botânica do país! E é claro, possui estufas e áreas verdes ao ar livre para visitação.

Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é uma montanha monolítica que está situada na Floresta da Tijuca. É composta por granito e gneisse e possui 844 metros de altura, lhe garantindo o título de ser uma das montanhas mais altas do mundo à margem do oceano.

Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas fica na Zona Sul do Rio, ela abriga duas famosas ilhas, conhecidas por terem sediado as provas de esqui aquático dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e conta ainda com vários parques ao seu redor como o Parque dos Patins, Parque do Cantagalo e Parque da Catacumba

Pedra Bonita

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, A Pedra Bonita é conhecida como o destino final de uma das trilhas mais conhecidas do Rio de Janeiro, a trilha da Pedra Bonita, que oferece um passeio leve e lindas paisagens.

Vista Chinesa

A Vista Chinesa é um mirante que represente um importante ponto turístico da cidade e está situada na Floresta da Tijuca. Leva esse nome por ser construída em estilo chinês e ter influência de agricultores chineses que vieram para o Brasil com intuito de testar o solo para o cultivo de chá.

Ilha de Paquetá

Localizada no interior nordeste da baía de Guanabara, sua principal forma de acesso é através de barcas. A viagem dura cerca de uma hora, em que você pode aproveitar para apreciar a paisagem! A ilha é o local histórico de uma das mais famosas e importantes obras da literatura nacional, o livro A moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo.

Parque Nacional da Tijuca

É uma unidade de conservação brasileira de proteção da natureza, nele estão presentes locais famosos como a Pedra da Gávea, o Corcovado e o Pico da Tijuca. Você também pode aproveitar para visitar trilhas, grutas e cachoeiras presentes no parque.

Bondinho do Pão de Açúcar

O bondinho do Pão de Açúcar é uma das principais atrações turísticas da cidade, transportando cerca de 2500 pessoas por dia! O passeio liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e do Pão de Açúcar.

Ponte Rio Niterói

A Ponte Rio Niterói conecta os municípios do Rio de Janeiro e Niterói, sendo atualmente a maior ponte de concreto protendido no Hemisfério Sul e a sexta maior do mundo!

Ilha Fiscal

A Ilha Fiscal localiza-se no interior da Baía de Guanabara e faz parte do Espaço Cultural da Marinha, recebendo cerca de 300 mil visitantes ao ano, graças às suas ricas contribuições históricas, como relíquias dos tempos do império, além de uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara

Ilha do Governador

A Ilha do Governador está na zona norte do Rio e integra 14 bairros. Tem uma das áreas mais valorizadas da região, o Jardim Guanabara, que possui o terceiro melhor IDH da cidade!

Pedra do Telégrafo

A Pedra do Telégrafo se localiza no Parque Estadual da Pedra Branca e possui 354 metros de altura. Recebe muito visitantes que gostam de tirar fotos e apreciar uma bela paisagem, pois lá de cima é possível ver diversas praias do Rio de Janeiro, como a Praia Fundo, Praia do Meio e Praia Grumari, além da região da Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea.

Você já sabe que opções não faltam se o seu destino de férias for o Rio de Janeiro! Agora só falta escolher seu roteiro e arrumar as malas!

Não esqueça nenhum detalhe na hora de se organizar e evite confusões! Baixe já o nosso guia que irá te ajudar a se planejar de forma eficaz para suas férias!

https://materiais.brasiltemporada.com.br/planejamento-das-ferias

Garanta os menores preços e as melhores opções de hospedagem na sua viagem com o Brasil Temporada! Conheça nosso site:

https://brasiltemporada.com.br