image
Por: Brasil Temporada Data: 26/04/2018

Dica de passeio - Gramado

Lago Negro, um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado. O local é perfeito para toda a família e um ótimo passeio para se fazer uma tarde de sol na serra gaúcha. Para visitar o Lago e apreciar a sua beleza não é preciso pagar nada. O único serviço cobrado é o famoso passeio de pedalinho.

Para quem gosta de atividades físicas o parque também tem o cenário ideal, é possível caminhar e até mesmo pedalar ao redor do lago.

O Local é ótimo também para relaxar e ficar em contato com a natureza, em dias de sol o parque fica cheio, pessoas fazendo piquenique, tomando o famoso chimarrão ou só jogando conversa fora.

 

História do Lago Negro

Antigamente, o Lago Negro chamava-se Vale do Bom Retiro, e pertencia a família Bier. Devido ao trágico incêndio em 1942, que durou cerca de oito dias, boa parte das árvores foram devastadas, deixando uma imensa lacuna na paisagem.

Leopoldo Rosenfeldt, na época, responsável pela administração do Lago Negro de Gramado, vendo o fogo se alastrar descontroladamente, teve a suntuosa ideia de abrir uma enorme fenda com a ajuda dos moradores locais, próximo a uma pequena vertente, sendo assim, a água da vertente encheu a fenda evitando a destruição total da mata nativa.

Foi através da abertura dessa fenda que originou-se o lago, pois, na ocasião, não havia nenhum. Denominou-se de Lago Negro porque Leopoldo importou da região da Floresta Negra, da Alemanha (seu país de origem), mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago.

Sua intenção foi deixar o parque mais próximo dos europeus, ele plantou árvores, hortênsias e azaleias, transformando-o num cartão postal romântico de Gramado.

 

Informações sobre o Lago Negro

Área do Parque Lago Negro – 89.336m²
Área do Lago Negro – 17.470m²
Extensão da Trilha de Caminhada – 740m
Lineares Profundidade máxima do Lago – 14m
Extensão Longitudinal do Lago – 287m
Extensão Transversal do Lago – Máx. 110m / Min. 33m


Lago Negro
Rua A. J. Renner, Planalto, 95670-000, Gramado/RS
 (54) 3286-5010

Já sabe onde se hospedar quando vier conhecer Gramado?  Clique aqui e conheça as opções disponíveis no nosso site.